Concursos

Carreiras Ceisc: Como conciliar estudos para concursos e a vida social?

Equilíbrio entre vida social e foco nos estudos, pode ajudar na busca pela aprovação.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Uma rotina que para muitos é solitária, mas para aqueles que miram o sonho da aprovação em algum concurso público acaba sendo um propósito de vida. É abdicar de muitos dos prazeres da vida, como o lazer, as festas, a simples companhia dos amigos. É por diversas vezes se sentir só, enquanto outros viajam e se divertem. Essas aparentes desvantagens iniciais, no final das contas será recompensada, mas antes de atingir o grande objetivo, é preciso traçar algumas estratégias que farão parte da sua rotina para que você não desista no meio da jornada. Pode parecer fácil, mas estudar sozinho é muito mais complicado do que se pode parecer.

Mas como não estamos aqui para confundir e sim para explicar, o Blog do Ceisc selecionou algumas dicas que podem ajudá-lo a se manter firme e forte no seu objetivo da aprovação. Bora acompanhar?

Tenha momentos de lazer sem culpa

Por óbvio, por mais que você tenha traçado o seu objetivo da aprovação naquela vaga dos seus sonhos, é preciso entender que a vida não se resume a livros e a horas intermináveis de estudo. E por mais que você queira passar o mais rápido possível em um concurso, não ter momentos de lazer, acredite, muitas vezes, só fará você se distanciar do seu objetivo. Gerando estresse e ansiedade, que no futuro poderá ser a porta de entrada para a depressão. Estabeleça momentos de descontração e lazer, encontre seus amigos, vá ao cinema, a praia, assista a filmes e séries. É possível manter o foco sem deixar de aproveitar os momentos simples da vida.

Pratique uma atividade física

Para quem passa horas do seu dia sentado em frente aos livros ou no computador, a prática de uma atividade física pode ser essencial para melhorar o desempenho nos seus estudos. Vale lembrar que existem diversas formas de praticar uma atividade física, não se resumindo a musculação numa academia. Você pode fazer uma caminhada, corrida, nadar, CrossFit, treino funcional, pedalar e assim por diante. Se movimentar é de extrema importância para os estudos, além é claro de melhorar a saúde mental. Fisicamente falando, não cuidar da parte física, pode acarretar outros distúrbios no futuro, portanto cuide da sua saúde física!

Priorize a sua saúde mental

Além dos cuidados com a saúde física, a saúde mental também deve ser prioridade nesse ciclo de estudos. Portanto, fazer terapia é muito importante para se entender melhor, saber lidar com os problemas e consequentemente, estudar de maneira mais assertiva. Vale lembrar que nem tudo está sob o seu controle e pedir ajuda nunca é demais.

Administre bem o tempo

Cuidados com a saúde física e mental somados aos momentos de lazer, requer uma boa administração do seu tempo. O primeiro passo é detectar qual é o seu maior momento de produtividade nos estudos, seja durante o dia ou a noite. A partir disso, organize-se para ter momentos de lazer, estar com a família, praticar exercícios, trabalhar, entre outras coisas. Parece muito, mas sabendo administrar o seu tempo dá para fazer de tudo sem aquele peso de não estar produzindo para o seu objetivo maior.

Esteja sempre em movimento

Elemento essencial na jornada do concurseiro, a motivação é o Norte para buscar o objetivo da aprovação. Nesse sentido, assistir ou ler depoimentos de concurseiros de sucesso, uma vez que a maioria deles também já enfrentou a mesma rotina que você, pode trazer aquela dose de força, quando tudo parece não ter sentido. E lembre-se: Momentos assim são normais durante uma trajetória em busca de um objetivo.  Dica: Redes sociais como Instagram, Youtube e TikTok são inundadas de depoimentos de superação de quem já chegou lá.

Uma tarefa por vez

Ao tentar conciliar vida pessoal e estudo, muitos acabam confundindo entre um e outro. É nessa hora que o concurseiro se perde pensando em assuntos profissionais ou até mesmo pessoais, enquanto deveria estar estudando, ou até mesmo tentando estudar no horário de trabalho ou lazer. Esse é um dos maiores erros que você pode cometer. A dica nesses casos, é dedicar-se completamente a uma tarefa enquanto estiver realizando-a. Se estiver trabalhando, apenas trabalhe, se estiver em momentos de lazer, dedique-se a aquele período. Depois, na hora dos estudos, concentre-se completamente nos seus materiais. Essa organização será importante para que você conclua as suas tarefas com maior qualidade, evitando assim tensões e pressões desnecessárias, o que pode gerar ansiedade e estresse.

Foco no objetivo!

Ficou claro que estudar, de forma séria e dedicada, envolve planejamento e muita força de vontade. Então, nada melhor do que escolher uma boa companhia para esse momento. Do novato ao mais experiente, o Ceisc está ao seu lado para lhe ajudar, se adaptando às suas necessidades.

Pensando nisso, o novo Carreiras chegou para mostrar o que realmente importa: um guia personalizado para sua rotina, dando para você o controle do seu aprendizado. Acesse já nosso site, e confira mais detalhes sobre o Carreiras Tribunais e Segurança Pública. Esperamos você lá!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br