OAB 1° e 2° fase

A banca de seu concurso é a Fundatec? Saiba o perfil da prova de língua portuguesa e o que estudar mais

Última atualização em 19/02/2024
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Estudar adequadamente a disciplina de língua portuguesa para prova de concurso implica focar os conteúdos gramaticais e textuais e, também, conhecer o perfil da banca organizadora do certame.

A banca Fundatec têm realizado muitos concursos em Prefeituras na região Sul e na área de segurança pública. Na prova de língua portuguesa, ela tem apresentado estilo recorrente de questões. Isso ajuda muito o candidato a se preparar bem para a prova. Então, para ajudar todos que vão prestar prova e querem saber mais sobre a Fundatec, preparamos uma lista de características da banca e conteúdos mais cobrados.

O perfil da banca: questões de língua portuguesa

A banca apresenta questões de análise e interpretação de texto de nível fácil e médio e de exame linguístico, focando diferentes tópicos gramaticais. Isso significa dizer que:

  • A maioria das questões de interpretação são voltadas a informações associadas à decodificação, ou seja, a o dado necessário para responder à pergunta está presente no texto é facilmente identificado no ato de leitura (a dica é sempre voltar ao texto par certificar-se da resposta);
  • Pode haver alguma questão que exige mais atenção, como as que tratam de inferência (lembrar que a inferência é uma conclusão de ideias extraídas com base no texto e não apresentadas de forma explícita no texto);
  • Dependendo no número de questões previstas para a prova, a banca pode apresentar mais de um texto, sendo que tem sido comum a adoção de textos dissertativos, extraídos de livros ou de jornais e revistas;
  • Normalmente os textos são longos, o que indica fôlego de leitura e de memorização de informações para a resolução das questões;
  • É recorrente também haver lacunas ao longo do texto para que o candidato as preencha com termos corretos do ponto de vista gramatical.

Se você vai resolver questões da Fundatec e quer saber se outra banca apresenta estilo semelhante, fica a dica: resolva também questões da Objetiva Concursos, da Vunesp, da Fumarc, da Consulplan, da Fundação La Salle.

Conteúdos recorrentes na prova da Fundatec

Quanto a questões de análise linguística, a banca prioriza a atenção à gramática normativa e o domínio do candidato acerca da língua culta. Logo, é fundamental que o candidato saiba bastante sobre ortografia, fonética, morfologia e sintaxe.

Conteúdos recorrentes de ortografia:

  • Emprego de letras e dificuldades ortográficas (como SC e C ou Z e S ou G e J);
  • Emprego dos porquês;
  • Emprego do hífen
  • Acentuação gráfica.

Conteúdos recorrentes de fonética

  • Fonemas e letras;
  • Contagem dos fonemas em comparação ao número de letras;
  • Dígrafos e encontros consonantais.



Conteúdos recorrentes de morfologia

  • Formação de palavras;
  • Classes de palavras e seus empregos.



Conteúdos recorrentes de sintaxe

  • Concordância verbal e nominal;
  • Regências verbal e nominal;
  • Crase;
  • Colocação pronominal;
  • Pontuação (atenção especial a vírgulas e identificação de alternativa com pontuação adequada);
  • Estrutura do período simples e composto;
  • Análise sintática do período (atenção especial à classificação do sujeito e às conjunções que introduzem orações).

Quanto a questões de análise e interpretação de texto, a banca costuma abordar a identificação de informações apresentadas nas questões, questionando de tais informações são compatíveis com o texto. Isso quer dizer que, voltando ao texto e ao fragmento específico indicado na questão, é possível observar se a afirmação apresentada é correta em relação ao texto. Ler com atenção é fundamental para acertar a pergunta.

É recorrente o uso de textos verbais de natureza informativa. Isso quer dizer que não é comum a banca propor questões sobre tirinhas, charges, anúncios publicitários, que normalmente explorar palavra e imagem.

É usual ainda a apresentação de questões para identificação de tema em cada parte do texto. Nesse caso, é fundamental compreender que todo texto é estruturado em micropartes e cada uam delas possui um tópico.

Além disso, as questões de interpretação de texto associam-se a outros tópicos, muitos deles indicados nos estudos semânticos:

  • Significado das palavras (retiradas do texto);
  • Sentido próprio e figurado;
  • Sentido de nexos (elementos coesivos, normalmente expressos em conjunções);
  • Tipologia textual (narração, descrição, dissertação, argumentação, injunção).

QUESTÃO 01 – Analise as afirmações a seguir sobre o texto:

I. Os problemas ortopédicos resultantes da má postura durante o home office serão curados quando os trabalhadores retornarem ao trabalho presencial.

II. Ao trabalhar sentado, é preciso ter cuidado com a posição dos braços, da cabeça e das costas, além de utilizar uma cadeira apropriada.

III. Segundo a pesquisa, mais da metade dos entrevistados afirmou sentir dores nas costas desde o início do trabalho remoto.

IV. Queixas de dores nas costas, apesar de não serem muito frequentes, se intensificaram durante o último ano.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e III.

B) Apenas I e IV.

C) Apenas II e III.

D) Apenas I, II e III.

E) I, II, III e IV.

Comentário: A afirmação I está incorreta, pois a última frase do segundo parágrafo e o quinto parágrafo do texto indicam que o problema persiste em casos em que a postura é inadequada, independentemente se o trabalhador está ou não em home office. A afirmação IV está incorreta, pois a segunda frase do texto indica que esse tipo de reclamação é recorrente.

QUESTÃO 02 – Considerando a correta ortografia das palavras em Língua Portuguesa, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 09, 10 e 12?

A) c – x – c

B) c – x – ss

C) c – s – ss

D) s – x – ss

E) s – s – c

Comentário: A grafia correta é cenário (lembrar de “cena”), expediente (lembrar de “expedir”), e essencial (lembrar de “essência”).

QUESTÃO 03 – Assinale a alternativa que apresenta os sinais de pontuação que substituem corretamente as figuras da linha 21?

A) ponto de exclamação – vírgula

B) ponto final – vírgula

C) vírgula – dois-pontos

D) vírgula – ponto-final

E) vírgula – vírgula

Comentário: As vírgulas devem isolar adjunto adverbial deslocado e extenso, como “de acordo com o médico”.

QUESTÃO 04 – Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 08 e 12?

A) as – a – a

B) as – à – à

C) às – a – à

D) as – a – à

E) às – à – a

Comentário: O verbo “desempenhar” não exige complemento iniciado por preposição, logo não há razão de A com crase para o termo que completa o verbo. A expressão “medida” está acompanhada de artigo, iniciando a oração, portanto, sem exigência de preposição para “medida”, não de se empregar crase. O termo essencial exige complemento, pois aquilo que é essencial é essencial A alguma coisa e, como o termo seguinte é feminino, há as duas condições para a crase (A preposição + A artigo).

QUESTÃO 05 – Analise as assertivas a seguir, a respeito da palavra “passageiro” (linha 10), retirada do texto, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Apresenta 10 fonemas.

( ) No contexto, tem função de substantivo.

( ) Apresenta 1 dígrafo.

( ) No contexto, tem função de adjetivo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – F – V – V.

B) F – F – V – V.

C) F – V – V – F.

D) V – V – F – F.

E) F – V – F – V.

Comentário: A palavra “passageiro” apresenta nove fonemas, pois SS é um dígrafo e conta como um fonema apenas; no contexto caracteriza “problema”, o que indica a classificação de adjetivo e não de substantivo.

QUESTÃO 06 – Na linha 06, em “Embora os números sejam expressivos, o resultado da pesquisa não é uma surpresa”, a expressão sublinhada expressa ideia de ____________ e poderia ser substituída por _____, sem prejudicar o sentido do texto.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

A) concessão – caso

B) causa – uma vez que

C) finalidade – para que

D) concessão – ainda que

E) proporção – à medida que

Comentário: A conjunção “embora” é concessiva, da mesma forma que “mesmo que”, “ainda que”, “posto que”, “apesar de que”, entre outras. O emprego de “embora”, no contexto, indica, portanto, ideia de concessão.

QUESTÃO 07 – Considerando o trecho “Embora já fosse uma reclamação frequente, esse incômodo acometeu ainda mais pessoas durante o último ano”, assinale a alternativa que poderia substituir “acometeu” sem prejudicar o sentido do texto.

A) Atingiu.

B) Decepcionou.

C) Afastou.

D) Despertou.

E) Modificou.

Comentário: Acometer significa, no contexto, ocupar de forma completa, atingir.

QUESTÃO 08 – Na linha 22, “pois” tem função de conjunção coordenada:

A) Conclusiva.

B) Alternativa.

C) Aditiva.

D) Adversativa.

E) Explicativa.

Comentário: A conjunção “pois” introduz uma oração que explica a oração anterior.

QUESTÃO 09 – A palavra “incômodo”, presente no texto, é classificada como proparoxítona e, por isso, é acentuada. Assinale a alternativa que apresenta palavra acentuada pela mesma regra.

A) Músculos.

B) Escritório.

C) Também.

D) Sofá.

E) Superfície.

Comentário: “Músculos” (mús-cu-los) possui, assim como “incômodo” (in-cô-mo-do),  a antepenúltima sílaba como a sílaba tônica.

QUESTÃO 10 – A palavra “antebraço” é grafada sem hífen. Assinale a alternativa que apresenta palavra escrita corretamente, da mesma forma, sem hífen.

A) Autoestrada.

B) Couveflor.

C) Antihigiênico.

D) Vicegovernador.

E) Exmarido.

Comentário: Conforme o Novo Acordo Ortográfico, em uma palavra formada por prefixo e um segundo termo, se o prefixo terminar por vogal (autO) e o segundo termo começar por vogal diferente (Estrada), não se usa hífen.

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