Banca examinadora: conheça as principais organizadoras do Brasil

Compartilhe

A banca examinadora é a instituição responsável por organizar o concurso público e elaborar as provas para o certame. Elas são formadas por especialistas em todos os temas cobrados no exame. Existem diversas bancas e cada uma tem seu estilo de prova e correção. Quem tem experiência em concurso consegue dar dicas sobre os temas mais cobrados e como os exames são feitos e corrigidos. Por isso, é fundamental entender bem do assunto para melhorar a sua preparação.

Neste texto, nós falaremos sobre as principais bancas examinadoras e as características de cada uma. Confira a seguir!

Cespe

A Cespe é uma banca examinadora bastante temida por quem se prepara para concursos públicos, pois ela é conhecida por fazer muitas pegadinhas. Responsável por provas importantes, como Polícia Rodoviária Federal e Banco do Brasil, ela deve ser bem estudada.

O ideal aqui é não chutar as questões, pois uma característica dessa banca é realizar provas nas quais uma alternativa errada conta como um ponto a menos, anulando, na prática, uma questão certa. Portanto, faça a prova com calma e resolva exames anteriores da banca para conseguir se acostumar com esse tipo de cobrança. Além de saber o que você deve deixar em branco, já que questões sem respostas valem 0.

FCC

As questões da banca Fundação Carlos Chagas (FCC) são conhecidas por serem bastante objetivas, sem muitas delongas e indo direto ao ponto. Contudo, não se deixe enganar achando que isso torna a prova fácil: aqui, saber a letra de lei e gramática é fundamental. Geralmente, conta com questões de múltipla escolha, com 5 alternativas de resposta e que só uma é correta. Apesar de parecer mais fácil, a prova de gramática exige muita atenção dos candidatos em relação à interpretação.

Vunesp

Quem é especialista em concursos públicos costuma considerar a Vunesp uma banca tranquila. Da mesma forma que a FCC, ela cobra bastante a literalidade da lei, sem se aprofundar em doutrina ou jurisprudência. Ela costuma alternar o estilo das questões, ora cobrando múltipla escolha, ora apresentando várias alternativas que podem estar corretas. Por isso, uma boa dica aqui é rever várias provas para entender melhor e se acostumar com essa cobrança.

FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é, com certeza, uma das bancas examinadoras mais importantes, organizando grandes concursos no Brasil, inclusive o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anualmente. Ela é uma banca um pouco imprevisível, mas é possível notar algumas tendências.

Geralmente, as questões abordam casos práticos e têm longos textos para exemplificar cada alternativa. Por isso, é preciso estar bem afiado em gramática e na interpretação de texto para não deixar passar nenhum detalhe que pode fazer a diferença nas respostas.

Conhecer bem a banca examinadora é um passo fundamental na sua preparação para o concurso público. Como cada uma tem sua maneira de fazer e corrigir as provas, conhecer essas tendências ajuda a acertar mais questões.

Conseguiu entender melhor como as bancas funcionam? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos como este automaticamente no seu e-mail!

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami