4 dicas para você conquistar a tão sonhada aprovação na OAB

Compartilhe

Quem quer conseguir a tão sonhada aprovação na OAB precisa ter uma ótima preparação. Essa prova busca medir os conhecimentos dos estudantes de Direito e garantir que eles podem exercer a advocacia com qualidade.

Assim, a prova tem duas fases. A primeira é composta por questões objetivas e a segunda por perguntas discursivas e a elaboração de uma petição. Preparar-se corretamente é fundamental para conseguir boas notas em ambas as etapas.

Por isso, neste texto você conhecerá 4 dicas para facilitar a preparação e conseguir sua aprovação no exame. Veja só!

1. Fazer um preparatório focado na prova

Nossa primeira dica é focar em um curso preparatório que é focado na prova da OAB. Esse exame tem várias particularidades e é aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), uma banca que costuma apostar em enunciados maiores e resolução de casos práticos.

Assim, com um preparatório especializado, os professores poderão passar dicas e formas de resolução considerando essa característica. Além disso, eles também sabem os temas mais cobrados e que costumam se repetir durante os anos. Isso vai deixar a sua preparação mais focada e você terá mais chances de tirar uma boa nota, afinal, já estará consciente do que pode ser perguntado e cobrado.

2. Desenvolver um bom planejamento de estudos

Além de um curso preparatório, é fundamental ter um bom planejamento. Assim, a dica aqui é organizar a sua agenda e fazer um cronograma até o dia da prova, anotando todas as suas atividades e como o estudo se encaixará na sua rotina.

Você pode dividir o estudo de cada matéria em intervalos iguais ou focar naquelas que há mais dificuldade. Para isso, é preciso se planejar e conhecer suas afinidades. Por isso, faça um calendário específico para os seus estudos, para que sua preparação seja mais eficiente.

3. Verificar o material utilizado

Outra dica importante é verificar se o material que você utiliza para os estudos é atualizado e correto. Se optou por fazer um curso preparatório, os professores oferecem artigos, resumos e livros confiáveis e que não trarão confusões.

Contudo, ao buscar por conta própria, é preciso ter em mente que o Direito é mutável e leis são revogadas e promulgadas diariamente. Por isso, sempre busque opções novas para não cair em pegadinhas na hora da prova, assinalando questões já revogadas.

4. Resolver provas anteriores

Uma forma muito interessante e eficiente para se preparar é buscar provas anteriores para resolvê-las. Isso ajuda a ter familiaridade com a banca, o estilo das questões e os temas cobrados. Claro que aqui nossa dica anterior ainda é válida: cuidado com a desatualização.

Portanto, além de resolver as questões, vá atrás de explicações sobre a resposta e o artigo da lei correspondente, para verificar se realmente não houve mudanças. Nessa hora, você também conseguirá perceber as matérias que tem mais dificuldades e poderá focar nessa área.

Viu só? Com essas dicas para se preparar, você ficará mais perto da aprovação na OAB. Não esqueça de contar com instituições de ensino com cursos focados na prova, como a CEISC. Aqui, você encontra várias opções de preparatórios com professores experientes e materiais atualizados.

Ficou interessado em um curso focado na OAB? Então, conheça nossas opções de preparatórios para essa prova!

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami