Percebe-se que o funcionamento do Canal de Suez é crucial para o desenvolvimento do comércio em um mundo globalizado e ainda muito dependente do petróleo. Porém, o que vimos na última semana foi o seu não funcionamento em função de um acidente. A embarcação cargueira Ever Given foi atingida por uma tempestade de areia quando percorria as águas do canal. O navio percorria uma das rotas marítimas mais transitadas do mundo, pois ia da China ao porto de Roterdã, na Holanda. Por causa dos fortes ventos e da baixa visibilidade, o navio acabou fazendo uma manobra que o colocou de lado no estreito canal. Assim, uma extremidade da embarcação encalhou na margem. As manobras para liberar a embarcação ainda irão demorar alguns dias, pois a embarcação possui 400 metros de comprimento, mais de 200 mil toneladas e uma capacidade para 20 mil containers.
Com o navio atravessado, o Canal teve seu funcionamento interrompido, o que gerou um congestionamento de centenas de embarcações nos dois lados. Muitas destas embarcações são navios petroleiros, os quais ainda estão sem previsão de poder cruzar o canal. Esta incerteza levou nervosismo às bolsas de valores do mundo inteiro e o preço do barril do petróleo já subiu. Com elevação do preço do petróleo, a tendência é que haja novo aumento de combustíveis no Brasil, já que a atual política de preços da Petrobrás está alinhada ao preço internacional do barril.
A interrupção temporária do canal também já trouxe como efeito o aumento dos custos dos fretes, uma vez que rota alternativa contornando a África é muito mais distante e cara. O cenário de incerteza e de preocupação se agrava com a expectativa de um futuro congestionamento nos portos europeus e asiáticos, uma vez que quando o canal for liberado, centenas de embarcações irão retomar o seu percurso em direção aos portos de destino ao mesmo tempo. Desta forma, percebemos que embora seja uma passagem crucial que aproxima os continentes e reduz as distâncias, o Canal de Suez também pode ser um gargalo logístico cujo não funcionamento traz inúmeras consequências a nível global.