6 dicas para gerenciar o tempo de estudo e ainda ter vida social

Compartilhe

Saber como gerenciar o tempo é um desafio para muitas pessoas, principalmente para aquelas que têm uma rotina de estudos para provas e concursos. Além disso, é inegável que todo ser humano precisa ter momentos de lazer.

Ter uma vida social ativa é algo saudável, pois ajuda a relaxar e estar bem para enfrentar o dia a dia pesado de estudos com mais leveza. Porém, isso não é algo tão simples assim de ser feito. É preciso gerenciar bem o seu tempo, a fim de atender essas demandas.

Para ajudar, preparamos 6 dicas que vão mostrar como gerenciar o seu tempo de estudo e ainda ter uma vida social. Continue a leitura e confira!

1. Crie um plano de estudos

Planejamento é algo essencial para qualquer atividade da vida. Quando entramos no campo dos estudos, isso não é diferente. Saiba que, com um cronograma de estudos, você conseguirá realizar isso muito bem, garantindo bom direcionamento e foco nessa atividade ao longo do dia.

Para que isso funcione, é preciso definir qual será o tempo de estudo diário, quais disciplinas ou temas serão estudados nos determinados dias da semana e quanto tempo será dedicado a cada um deles.

Dessa forma, será muito mais fácil estudar o suficiente com foco e determinação. Assim, evita-se a perda de tempo ou o estudo em excesso — coisas que, no fim, acabam comprometendo a sua vida social.

2. Mantenha-se focado

O nosso cérebro tem muita dificuldade em fazer mais de uma coisa por vez. Então, para que você não perca o foco várias vezes no dia — o que faz com que precise despender um grande esforço para retomá-lo —, evite fazer outras atividades paralelas quando estiver estudando.

Ou seja, respeite o seu cérebro e faça uma atividade por vez. Quando ela estiver pronta, parta para outra. Pode até parecer bobagem, mas agir dessa maneira vai ajudar muito na sua produtividade e no gerenciamento do tempo de estudo, dando margem para que você possa aproveitar a sua vida social quando preciso.

3. Estabeleça metas

É possível trabalhar com metas relacionadas ao seu desempenho no estudo. Aliás, elas ajudam muito no gerenciamento do tempo e no melhor aproveitamento dessa atividade.

Para utilizá-las, é simples: basta você dividir o conteúdo em blocos durante o dia e a semana. Por exemplo: você pode colocar como meta diária estudar uma certa quantidade de tópicos até chegar ao capítulo Y na sexta-feira. Então, saberá que está em dia se, ao fim da semana, tiver conseguido atingir essa meta, certo?

Assim, será possível distribuir todo o conteúdo a ser estudado de maneira igualitária e também desfrutar da vida social de forma constante e sem se estressar.

4. Tenha um ambiente adequado para estudar

Mais uma dica é que você procure escolher um ambiente adequado para obter o máximo rendimento. De preferência, opte por um que seja bem iluminado, tenha o mínimo de estrutura para você manter a sua concentração nos estudos e que não comprometa a sua ergonomia.

Saiba que ambientes silenciosos também ajudam a ser mais produtivo. Não consegue estudar em casa? A biblioteca pode ser uma boa aliada nessa fase. De qualquer forma, nada de ficar assistindo à TV, deitado na cama ou em outros ambientes que podem prejudicá-lo.

5. Utilize a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é bem conhecida entre as pessoas que procuram por maneiras de aumentar a produtividade. Ela foi elaborada no final da década de 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, que utilizou um timer de cozinha no formato de um tomate para cronometrar o seu tempo de trabalho.

De acordo com Cirillo, é possível estimular o foco e deixar o cérebro mais ágil ao dividir o fluxo de trabalho em blocos menores de tempo. Depois de muito estudo e pesquisa, ele chegou à conclusão de que 25 minutos é o ideal para cada um desses períodos, chamados de “pomodoros”.

Essa técnica parece bem simples, não é mesmo? A seguir, veja um passo a passo para você colocá-la em prática!

  1. Liste todas as tarefas que precisam ser realizadas, de acordo com a sua importância;
  2. configure um cronômetro para 25 minutos. Para isso, você pode usar até mesmo aquele disponível no seu celular. Cada um desses períodos será chamado de “pomodoro”;
  3. ao acionar o cronômetro, comece a trabalhar na primeira tarefa da lista. Para que a técnica funcione corretamente, é preciso dedicar-se por completo, sem interrupções;
  4. quando o tempo do cronômetro acabar, faça uma pausa de 5 minutos. Nesse momento, você poderá realizar uma pequena caminhada ou alguns exercícios físicos simples, ir ao banheiro ou, até mesmo, verificar os seus e-mails e as redes sociais;
  5. passados os 5 minutos, inicie um novo pomodoro. Continue a trabalhar naquela tarefa ou passe para a próxima da lista, caso já tenha terminado a anterior;
  6. continue intercalando os momentos de trabalho e descanso até completar 4 pomodoros, quando o descanso deverá ser de 30 minutos.

Apesar de ser uma técnica bem rígida, você pode fazer algumas adaptações. Por exemplo, é possível aumentar a duração de cada pomodoro de acordo com a atividade em execução. Isso é ideal para aquelas tarefas nas quais a gente demora um pouco mais para “pegar no tranco”.

O importante é manter os períodos de descanso e centralizar o foco no trabalho em questão. Por isso, deixe o celular desligado ou fora do seu alcance, certo?

6. Tenha um tempo de qualidade para descansar

Há duas coisas que atrapalham o desempenho de qualquer estudante: a procrastinação e o cansaço. Ao longo deste post, vimos algumas dicas para deixar de procrastinar e manter o foco nos estudos. Porém, nada disso adianta se a pessoa está física e mentalmente exausta.

Manter uma rotina consistente de descanso é ideal para cuidar da saúde mental e deixar o corpo relaxado, evitando dores nas costas e lesões ocasionadas por esforços repetitivos, por exemplo. Além disso, esse momento é importante para que o cérebro possa assimilar o conteúdo aprendido, fixando-o na memória de longo prazo.

Como vimos, saber como gerenciar o tempo é fundamental para manter a qualidade e o desempenho nos estudos, sem abrir mão do descanso ou da vida social. Ao utilizar as nossas dicas, você poderá desfrutar ao máximo dessas atividades e dedicar-se ao aprendizado de forma acertada.

Se você gostou deste texto, que tal começar agora mesmo a colocar essas sugestões em prática? Utilize o nosso timer elaborado com base na técnica Pomodoro e aumente a sua produtividade!

 

Por Equipe de Conteúdos CEISC

Close Bitnami banner
Bitnami