2021: Um novo ciclo espera você!

Compartilhe

Psicóloga Caroline Maria Nunes

Olá queridos estudantes e profissionais do Curso CEISC! Que saudade estava dos textos sobre saúde mental no blog do curso semanalmente dedicado a vocês. E agora estamos voltando com tudo para trazer conteúdos importantes e que tenho certeza que são do interesse de vocês.

Quero iniciar dizendo que 2020 foi um ano desafiador, que definitivamente nos virou do avesso. Tenho afirmado que quem não se questionou sobre quem se é o que deseja se tornar, está em completa desconexão consigo. Ao expor todas as nossas fragilidades psíquicas e físicas surgidas em decorrência da pandemia, este ano trouxe a superfície sombras das profundezas do inconsciente, de maneira avassaladora. Como disse a psicanalista Maria Homem, 2020 revelou tudo que ia para debaixo do tapete.

Chegamos ao fim de um ciclo para que outro se iniciasse. Dessa vez, com as esperanças renovadas, na espera de dias melhores. Novos sonhos, expectativas e planos se fazem, porque é isso que atribui sentido em nossas vidas. A possibilidade de DESEJAR.

Ainda que poderá se frustrar pelo caminho, não deixe de traçar objetivos nos quais deseja cumprir neste ano. Não esqueça de colocar objetivos ATINGÍVEIS, REAIS e ALCANÇÁVEIS porque a utopia traz a falsa sensação de garantia de que quando atingir determinado objetivo será definitivamente realizado(a). E é importante lembrar que a vida é marcada pela ousadia de lidar com as adversidades e obstáculos que aparecem no meio do percurso, e nem por isso você precisará abandonar seus planos. Mas talvez terá que percorrer um outro caminho.

Se eu pudesse te sugerir um objetivo essencial para esse ano seria: “cuide da sua saúde mental”. Que você aprenda a olhar para o que você sente e mais do que isso, saiba dar lugar a suas emoções. Questione-se mais, se permita a olhar para as sombras para que a luz possa se aproximar, por mais doloroso e intenso que seja, nada é mais recompensador do que saber quem se é e o que deseja se tornar.

Lembre-se que, não adianta pular as 7 ondas, vestir a cor da sorte e seguir todos os rituais da virada, se você continuar com as mesmas atitudes. A mudança que você almeja precisa partir de você! E nessa primeira semana de janeiro, quais são os primeiros passos que você já deu?

Por isso, para se encontrar com o novo, você precisa estar em movimento. E para estar em busca, você precisa se (re)conhecer para saber quais direcionamentos deseja seguir.

Temos um ano inteirinho de novas possibilidades, então aproveite e aprecie a caminhada. Perceba cada dia como uma nova oportunidade de fazer diferente, para colocar em prática aquilo que você disse no ano passado que começaria.

Não se deixe para depois. Não adie o seu compromisso com você mesmo(a). 2020 fez com que adiássemos muitos dos nossos desejos, mas esperamos que em 2021, tais desejos possam sair do papel e da fantasia e ganhar VIDA.

Com carinho, da psicóloga Caroline! 💙

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami