15 de outubro: Dia do professor

Compartilhe

O dia do professor, comemorado em 15 de outubro, foi oficializado somente em 1963, em homenagem ao decreto imperial de D. Pedro I que, em 1827, deu início à educação oficial no Brasil. No entanto, somente a partir dos anos 30 é que o poder público passou a organizar efetivamente o ensino gratuito e a se responsabilizar pela educação. Assim, a partir dessa expansão, surgiram as primeiras escolas superiores de licenciatura para formação de professores.

Como era o ensino? 

Nem sempre as aulas foram como se conhece hoje no ensino presencial – o professor à frente da sala de aula e os alunos em fileiras. Por volta do século XIX, utilizava-se o método monitorial, em que o professor ensinava o conteúdo para alguns alunos e, então, esses alunos repassavam aos demais colegas. 

Como surgiram as escolas de formação?

A primeira escola de formação de professores em nível médio foi criada em 1835, no Rio de Janeiro. No entanto, os primeiros cursos de licenciatura só passaram a ser estruturados a partir do século XX e estavam concentrados nos grandes centros urbanos. 

Quando surge a educação à distância?

Com o surgimento das tecnologias e das redes sociais, os professores precisaram se adaptar e reaprender os métodos de aprendizagem, tendo em vista o crescimento cada vez maior do ensino à distância, que surgiu como uma modalidade oficial de educação em 1996, nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 

Atualmente, essa modalidade de ensino democratiza o acesso à educação no Brasil por pessoas que, em muitos casos, não podem se deslocar até um centro de ensino ou, ainda, não tem condições financeiras para tanto. 

Quais os novos desafios?

Com a pandemia da COVID-19, diversos foram os desafios enfrentados por todos os profissionais. O professor, por sua vez, precisou se reinventar ainda mais, com aulas remotas dentro da própria casa. Em muitos casos, os profissionais da educação montaram um estúdio/sala de aula em curto espaço de tempo e, ainda, precisaram ministrar aulas enquanto cuidavam da família, dos cachorros e da casa.

Com toda certeza, a pandemia evidenciou a necessidade de adaptação do profissional às novas tecnologias e também ao novo perfil de aluno, que está cada vez mais conectado. 

O CEISC é composto por um time de professores incríveis, que precisaram se reinventar e se readaptar às mudanças! Nosso agradecimento e carinho a todos esses profissionais que fazem a diferença na vida de tantas pessoas! 💙

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
Cora Coralina

Fonte: MEC

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami